• Um jeito diferente de falar sobre a vida a bordo.
...

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Depoimento de um ex tripulante da IBERO


Fala aê leitores do Historias Crew!! Hoje estou postando a experiencia de um ex tripulante da Ibero Cruzeiros e sua trajetória como Crew... Caso você também queria publicar a sua historia aqui entre em contato conosco!!



Saindo do Brasil para Itália

Bom meus caros leitores, vou explicar um pouco para vocês como foi minha vinda a ITALIA- NAPOLI. Bom, dias antes de Eu embarcar recebi meu contrato e minhas passagens e recebi os resultados de todos exames, e depois de toda a documentação estando em mãos, eis que chega o grande dia! O dia do embarque, meu voo estava programado para sair às 15hs horário de Brasília, foi um voo tranquilo, sem tuburlência, porém cansativo de São Paulo a Roma foram 11 horas de voo e depois de Roma a Nápoles foi mais 1 hora de voo.

Chegando no hotel

Quando eu cheguei ao aeroporto de Nápoles tinha uma pessoa me esperando para fazer o transfer do aeroporto para hotel, e quando cheguei ao hotel já tinha uma reserva em meu nome, cheguei ao hotel às 10hs da manhã e depois fui embarcar somente no outro dia às 11hs da manhã... Bom quando cheguei ao hotel não pude ir para quarto pq meu quarto só iria ficar pronto às 14hs, tive que aguardar...  Então quando a recepção foi me entregar à chave eles me perguntaram se eu queria quarto de sozinho ou quarto duplo, pois a companhia disponha dos dois tipos de opção. Ai pensei;  “serio?? que bom!!”,  Mas era bom demais para ser verdade. Depois de ter subido para meu quarto, o telefone tocou era a recepção ,então me  disseram que o moça que estava recepção fez uma confusão e quarto sozinho é somente para  STAFF e disse que eu deveria mudar de quarto para quarto duplo e assim fiz, mas mesmo mudando de quarto não fez diferença pq fiquei sozinho no quarto da mesma forma.

Embarcando

No outro dia de manhã ás 11horas em ponto havia uma pessoa que veio me buscar e me levou para o porto, cheguei ao porto por volta de 11h30, porém tive que esperar pois o navio ainda estava atracando. Então depois de alguns minutos veio uma pessoa nos buscar e para levar para dentro do navio. Chegando dentro do navio, fomos almoçar e depois entregar toda documentação, tipo exames e contrato.
E depois de tudo fomos fazer de novo mais um treinamento, “fala serio”.  Terminando o treinamento fui pegar meu uniforme, mas o lugar que fornece o uniforme estava fechado, então fui falar com o chefe, ele disse para eu ir para minha cabine que ele iria resolver isso, então fui para minha cabine e quando cheguei em minha cabine tomei um susto... Sim pq na minha cabine não tinha banheiro dentro!!! Também não tinha Televisão!!! “Que coisa não?”

Começando a Trabalhar
Bom cheguei na minha cabine à 17hs e as 19hs fui começar a trabalhar... Nossa meu primeiro de dia trabalho foi um caos, pois  fiquei muito perdido, não sabia de nada, então fiquei somente olhando e servindo as bebidas... Bem gente quero dizer que o serviço é muito pesado!!! Temos que carregar uma mega bandeja, com uns 10 pratos de uma só vez e carregando todo esse peso vem as dores... Vem dor na sola do pé...  Dor nas costas, vem dor em tudo que é lugar...

Hierarquia da Ibero

Nossa... Alem disso tem os  chefes que são: O meitre e assistente do meitre. Olha os chefes aqui na IBERO na sua grande maioria são da Colômbia ou Espanhal. A grande impressão que tive é que eles não são muito agradáveis com brasileiros, então fui perguntar para alguns amigos brasileiros; “ pq isso acontece?” meus amigos aqui no navio me disseram que eles têm raiva de brasileiros, pq os brasileiros na grande maioria desistem do contrato antes mesmo de terminar, mas meus caros eu entendo o pq os brasileiros desistem antes de terminar, são por vários motivos, Primeiro pq o serviço é muito pesado e os chefes são mega brutos e segundo pq o salário aqui não é bom, então não se ganha mais tanto dinheiro como se ganhava antigamente no navio, para nós brasileiros paga-se em dólares americanos, para os Europeus paga-se em EUROS. E olha quando vc começa trabalhar no navio da angustia muito grande, você para, pensa e diz assim; “Oque eu estou fazendo aqui para ganhar essa miséria e aguentar humilhação do meu chefe?”. Bom a minha intenção era fazer somente o primeiro e ultimo contrato isso se eu conseguisse aguentar meu contrato até o fim, porém não posso dizer no que vou fazer amanhã. Mas se meu contrato terminasse hj eu não voltaria... Agora se terminasse amanhã já não sei...

Você não queria navio? Então toma navio!!  17-10-2012

Olha trabalhar no navio têm suas vantagens e suas desvantagens, as vantagens são que você pode treinar e aperfeiçoar idiomas, conhecer vários países sem custos nenhum, só que para fazer isto tem que programar bem seus horários e também mesmo não ganhando tão bem, dar pra juntar uma grana. Agora as partes ruins, seus chefes na sua grande maioria são chatos, mal humorados, a comida que é servida no “crew mess” é horrível, aqui tem horário para tudo e muitas vezes que você precisa fazer algo, vc está em horários de trabalho e quando vc está em  suas horas suas folgas pra vc fazer o que quiser! muitas das vezes é marcado treinamentos ou está de cor, (para quem não sabe o que está de cor aqui, é que todos os tripulantes tem uma cor, então cada dia da semana tem uma cor e quando vc está de cor vc não pode sair do navio, “Fala serio”) Minha cabine é super apertada, divido com mais uma pessoa e minha cabine não tem banheiro dentro, sim os navios da Ibero não tem banheiro dentro para o crew, os banheiros são do lado de fora e divido meu banheiro com dos corredores, são exatamente 8 cabine que usa o mesmo banheiro, ou seja 16 pessoas  usam o mesmo banheiro.
- Bom hoje eu estou completando uma semana que estou a bordo, nossa está cada dia mais difícil aguentar isso aqui, é impressionante as coisas que vc vê a bordo, sem falar no descaso com a crew. Trabalhamos todos os dias, uma vez na semana temos uma parte do tempo livre, mas uma vez por semana também temos que fazer um serviço a mais, chamado de “TI time” e lembrando que esse serviço a mais é feito na sua hora descanso e todos os dias depois do serviço temos que fazer uma serviço a mais na sua área de trabalho, chamado de “sey job” = (todos os dias depois de fazer o serviço mega pesado relacionado a sua função, vc tem um serviço de limpeza, pra fazer.. é isso mesmo.. vc tem que fazer um serviço que vão te pedir para fazer e se vc não fizer, vc ganha uma advertência e com 5 advertência vc é desembarcado. E tem mais... Temos poucas horas de descanso, dentro dessas poucas horas de descanso está incluso nosso treinamentos que são diversos e então...conclusão, quase não temos horas pra descansar, é serio....
Bom as vezes me bate uma tristeza sabe... Paro e penso; “ Será que fiz a coisa certa?” Nessa vida temos que fazer escolhas, eu fiz uma escolha... Aqui no navio tem um ditado que diz assim; “Você não queria navio? Então toma navio!!”.


Sign Off

Gente hoje eu pedi meu sign-off, hoje completam 8 dias  que estou trabalhando, infelizmente eu não conseguir aguentar a pressão psicológica de todos os lados,
Quando fui conversar com meu chefe e dizer para ele que eu queria desembarcar, ele não queria aceitar, ele quis me dar à tarde livre para eu descansar e pensar, mas não aceitei!! Eu já estava decido, era minha ultima palavra. Então ele disse “Isso é uma atitude de covarde”, Eu disse que para nos tripulantes pudessem trabalhar, teríamos que ter um mínimo de condições de trabalho, coisas que não se encontrava na companhia...
-Eu perguntei pra ele assim;
O Sr. Hector  já foi almoçar no “crew mess”?Você sabe qual é o cardápio? Você já viu a lavagem que é servida todos os dias?
Voê já desceu onde fica as cabines do crew para ver as condições que ela se encontra? Você já verificou as condições dos banheiros do crew e sabe com quantas pessoas divido o mesmo banheiro?
E também disse pra ele; Você acha que os supervisores precisam ser brutos com as pessoas para ter autoridade?
Bom a resposta dele foi essa: E vou mudar essa situação... Me dê oportunidade de me deixar mostrar a mudança.(kkk...é pra rir mesmo, tanto tempo a bordo... e a situação sempre foi a mesma, agora só pq estão perdendo muito brasileiros e a companhia precisa de brasileiros para atracar no Brasil, ele me diz isso.... hahaha.. comigo não!)
-Então eu disse: Pra mim você não precisa mais mudar, mude para o resto da tripulação que ira ficar.
         - PQ PRA MIM DEU, CHEGA EU NÃO PRECISO AGUENTAR ESSA       HUMILHAÇÃO, SOU SER HUMANO!!!

-Hoje dia 19 outubro de 2012 foi entregar formalmente o pedido de desembarque, e agora estou esperando a autorização.
Tirei muitas coisas boas desse trabalho, fiz muitas amizades em pouco tempo e isso não tem preço. Quando meus amigos aqui de trabalho ficaram sabendo que eu tinha pedido meu desembarque, eles ficaram  muito chateados, mas eles sabem que no fundo no fundo fiz a escolha certa, não desejo isso que passei durante esses oito dias pra ninguém, nem para meu pior inimigo!!

Bom domingo eu estou desembarcando em Barcelona, junto com mais alguns brasileiros, que também pediram desembarque...
Hoje aqui em Barcelona é domingo dia 21/10/2012
Estou desembarcando aqui no porto de Barcelona por volta  de 12:30hs horário local e depois estou indo para hotel pq meu voo sai somente amanhã as 9:30.












0 comentários:

Postar um comentário